Para vender você tem que ir além do convencional e encantar seu cliente



A função do vendedor é a divulgação e a venda dos produtos ou serviços de uma empresa junto a um universo específico de clientes desses produtos.

Entretanto existem alguns aspectos que devem ser prioritários no momento da venda, pois não pode se conformar apenas com a venda simples, ou seja, o cliente pede o que quer, o vendedor vende e o cliente vira as costas e vai embora, o vendedor deve se preocupar com um algo mais, buscar uma satisfação completa do seu cliente, que é a razão da existência dele no mercado.

Em primeiro lugar é primordial o vendedor conhecer minuciosamente o produto que está vendendo, estar à parte de cada detalhe, cada especificação, com o objetivo de fazer com que o cliente compreenda melhor o produto e faça uma compra com precisão e tranqüilidade. Para isto, o vendedor deve se manter atualizado e bem informado sobre tudo que se passa com o produto que está vendendo, uma boa forma é manter contatos constantes com o fornecedor. Mesmo que o cliente não faça a compra de imediato, é importante atendê-lo bem e com segurança, fortalecendo a marca, atitude que levará confiança ao cliente, fazendo com que ele retome o contato posteriormente.

Vale ressaltar que, além de conhecer o produto, é muito importante conhecer o próprio cliente, saber o seu perfil, suas necessidades, o seu verdadeiro gosto e assim poder apresentá-lo aquilo que ele espera, para isso converse com ele, deixe-o à vontade, é de suma importância fazê-lo “sentir em casa” dentro da loja. No caso específico de persianas esse fator é muito importante, já que o cliente pode estar pensando em algo como, por exemplo, uma Rolô para o seu quarto, mas conversando com ele, o vendedor percebe que este tipo de produto não iria ficar bom e então vale à pena sugerir algo que realmente resolva o problema do cliente, esta é a verdadeira venda, a que resolve a necessidade do cliente.

Outro fator de suma importância, que é desprezado por muitos, é a pós-venda. Após ter concluído a venda e instalado uma persiana na residência do cliente, por exemplo, jamais esquecê-lo, ou seja, fazer uma pós-venda é retomar o contato com o cliente para saber a sua satisfação ou insatisfação referente à sua compra, é mais uma prova de profissionalismo que aguça a credibilidade. A pós-venda é a única forma de garantir a permanência e a fidelidade do cliente.

Aliado a todo esse processo existem outros fatores importantes que um bom vendedor deve se apegar:

Pesquisar concorrentes – Uma boa maneira de saber como anda o mercado, se o produto que está vendendo e o preço está de acordo com o que os clientes buscam.

Postura adequada – Um bom profissional de vendas depende de uma postura firme, segurança, entusiasmo, equilíbrio emocional e pensamentos positivos, é a chave para uma boa venda. A aparência também deve ser levada em conta, asseio pessoal e o vestuário adequado são primordiais.

Sinceridade – Ser sincero com o cliente, nunca deixá-lo na mão. Ser claro no que diz respeito a preço, prazo de entrega, forma de pagamento, assistência técnica e garantia do produto.

Em suma, esse é apenas um resumo de algumas características que um bom profissional da área de vendas deve ter para obter sucesso. Contudo, mantenha atualizado, estude o seu produto, converse com seu fornecedor, busque entender seu cliente, seja PROFISSIONAL, é a base do sucesso em vendas.

BOAS VENDAS!!!


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